
3 jogos sobre educação financeira para férias escolares
As férias escolares são uma excelente oportunidade para unir diversão e aprendizado em família.
E quando falamos em educação financeira, esse período pode ser ideal para plantar sementes de conhecimento que ajudarão crianças e adolescentes a tomarem decisões conscientes no futuro, inclusive evitando problemas como dívidas, uso impulsivo do cartão de crédito e falta de preparo para a aposentadoria.
Uma forma leve e eficiente de abordar o tema é por meio de jogos de tabuleiro, que ensinam desde cedo sobre orçamento, controle de gastos, investimentos e planejamento.
Segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil com o Sebrae, jovens da Geração Z — nascidos entre 1995 e 2010, têm grande acesso à informação e tecnologia, mas ainda apresentam hábitos financeiros preocupantes.
Apesar de 78% possuírem alguma fonte de renda, muitos ainda não controlam as finanças por falta de conhecimento, hábito ou disciplina.
Além disso, 52% têm dinheiro guardado, mas preferem métodos conservadores, como poupança e guardar em casa, e 75% não se preparam para a aposentadoria.
Essa realidade revela a urgência de fomentar o letramento financeiro desde a infância.
Para te ajudar na missão de levar conhecimento sobre finanças de forma leve para crianças, separamos 3 sugestões de jogos educativos que podem transformar as férias escolares em uma aula divertida de educação financeira.
Veja também: Descubra como saber se um site é confiável
1. Jogo da Vida
Uma jornada repleta de decisões sobre carreira, casamento, filhos, investimentos, aposentadoria e seguros.
Com dinâmicas que simulam eventos da vida adulta, o Jogo da Vida é excelente para mostrar às crianças e adolescentes como nossas escolhas impactam diretamente na organização financeira e no orçamento familiar ao longo do tempo.
É também uma boa forma de discutir temas como empréstimo pessoal, gastos fixos e variáveis e preparação para o futuro.
2. Administrando o Seu Dinheiro – Pais & Filhos
Voltado para o público de 9 a 14 anos, esse jogo simula um cenário realista de salário mensal, contas a pagar, imprevistos e planejamento de compras.
É ideal para ajudar as crianças a desenvolver noções básicas de controle financeiro, entender a importância de um fundo de emergência e aprender a lidar com imprevistos.
Pais que estão ensinando sobre renda extra ou como lidar com empréstimos online urgentes também podem se beneficiar ao usar o jogo como apoio.
3. Jogo da Mesada
Indicado para crianças a partir dos 6 anos, o Jogo da Mesada ensina, de forma lúdica, a administrar o valor da mesada, lidar com empréstimos, pagar contas, calcular juros simples, poupar e até empreender.
O jogo estimula o raciocínio lógico e o planejamento a curto e longo prazo.
Também ajuda a criança a pensar antes de gastar e a identificar o que é supérfluo ou necessário, o que pode evitar atitudes que, no futuro, levam ao endividamento, nome negativado e até ocasionam a busca por empréstimo para negativados.
Por que começar cedo?
A pesquisa revela que muitos jovens acabam recorrendo a empréstimo com o nome sujo, empréstimo fácil para negativado ou empréstimo rápido para negativado por não saberem planejar os próprios gastos.
Começar a ensinar esses conceitos desde cedo é uma forma eficaz de evitar problemas financeiros futuros.
Além disso, aproveitar as férias em família para falar de educação financeira fortalece os vínculos familiares e prepara as novas gerações para lidarem com o dinheiro de forma mais saudável e consciente.
Dica Simplic: transforme o jogo em conversa!
Após cada partida, converse com seus filhos sobre o que aprenderam, quais decisões tomaram e por quê.
Relacione as situações do jogo com o dia a dia da família.
Falar sobre empréstimo online, renda extra, empréstimo pessoal para negativados ou mesmo planejamento de compras pode ser mais simples quando o assunto é tratado com leveza e empatia.
A Simplic acredita que educação financeira deve começar em casa — e desde cedo.
Ensinar de forma prática e divertida é um investimento que rende frutos para a vida toda.
Veja também: 5 dicas para consumo consciente no segundo semestre sem estourar o orçamento
Está precisando de uma ajuda financeira?
Faça uma simulação gratuita no site da Simplic e descubra se um empréstimo online seguro pode ser a solução que você procura!
Para realizar a solicitação, primeiro você deve acessar o nosso site www.simplic.com.br e fazer uma simulação preenchendo o valor e quantidade de parcelas desejadas.
Depois, para enviar uma proposta, clique em “Solicite já” e preencha os dados solicitados. Você já saberá na hora se foi pré-aprovado.
Nesse caso, você poderá acompanhar o status de sua proposta no próprio site, utilizando seu login e senha cadastrados e acessando a opção “Meus empréstimos”.
Nossos processos de empréstimo são feitos somente pelo site e não é cobrado nenhum valor antecipado.
Não analisamos solicitações de empréstimo por telefone ou WhatsApp.
Não direcionamos a solicitação de empréstimo para WhatsApp – se qualquer site ou página se passando pela Simplic te direcionar para finalizar o empréstimo no WhatsApp, interrompa o processo imediatamente e faça um boletim de ocorrência.
Quando for realizar um pagamento, verifique o CNPJ e se o destinatário é mesmo a Simplic.
Todas as propostas passam por uma análise e podem ou não ser aprovadas. Se tiver alguma dúvida ou precisar de algo, estamos à disposição para ajudar.
A Simplic é uma das fintechs pioneiras no Brasil em oferecer empréstimo pessoal online, mesmo para quem está negativado.
Canais oficiais de atendimento:
Central de Atendimento
Capitais e regiões metropolitanas: 3004-7242
Demais localidades: 0800-200-7242
WhatsApp: (11) 3335-2979
E-mail: contato@simplic.com.br
Siga a Simplic também no Instagram: @simplicemprestimos
Veja também: Educação financeira para crianças: por onde começar?
